30 dezembro, 2005

Amar-te Assim Perdidamente

Hoje viajo para o Rio de Janeiro, a cidade maravilhosa! Fica este poema aqui em cima para lembrar-me a mim, e a todos os amigos, que o meu amor é genuíno e está presente em cada um de vocês! Amigos obrigado por este ano maravilhoso e pela vossa presença no meu coração. Sinto muito a vossa falta e tenho muita saudade!

Amar-te assim perdidamente é lembrar
Aquele dia que te conheci flutuando entre gente.
É uma visão permanente
Da mulher que se destaca sob o luar.

Amar-te assim perdidamente é cantar,
Cantar a todo o mundo dizendo,
Tu és aquela por quem vou escrevendo
Meu amor, tu és mulher, maior do que o mar!

É seres luz, e energia e amor toda a hora,
Aquecendo o meu coração de outrora.
É um querer viajar junto por esse Universo fora...

É ser astro flamejante que derrete o meu ser,
Voaste para mim e trouxeste o prazer
Do amor, do calor e tudo o mais que eu souber!

29 dezembro, 2005

O Portuga: Continua A Fama Em Brasília!

Amigos, os eventos continuam e a parada vai subindo! :-)
Ontem fui convidado pra um churrasco na casa do Ministro das Pescas José Fritsh. Aqui está a foto que prova tudo. O evento decorreu no Lago Norte em Brasília.

O Ministro, gaúcho, assou ele próprio a carne e serviu na mesa onde se encontravam os convidados e convidadas. Uma noite bem agradável e cheia de piadinhas de português, como seria de esperar.

(Na foto: o Ministro, Vanessa e Eu)

26 dezembro, 2005

Rosa Vermelha

Rosa vermelha, flor de jardim,
Quanto do teu perfume
Despertou o costume
De cheirar-te, envolvê-lo em mim.

Rosa vermelha, pétalas de veludo,
Suave no passar, perfumas o ar,
Os pássaros felizes a cantar...
Mudas o contexto, o ambiente, tudo tudo!

Algumas pétalas o vento levou.
Cidade triste, essa de Janeiro,
Sem cheiro ficou, o sol apagou.

O pássaro não mais cantou.
Queria eu, jardineiro, regar teu canteiro.
Milagre! Primavera chegou e a flor, linda ficou!

Dentro De Mim

Se eu não te amasse tanto assim...
O mundo vazio de flores,
Arco-Íris sem cores,
Coração não teria em mim.

Se eu não te amasse tanto assim...
Céu sem estrelas,
Caminhando pelas vielas,
Um labirinto sem fim.

Tão contrário em si é este sentimento,
Amor, dissabor, sinto tão pouco...
Emoções que falam por mim!

Assim vivendo, vivo este momento,
Confusão, furacão soprando como louco...
Prazer e dor dentro de mim!

21 dezembro, 2005

O Que Nunca Te Disse

Esta diferença, semelhança que nos completa...
Equilíbrio, fascínio com este amor a manter,
Uma sensação, comoção, razão pela qual venho dizer
Tudo aprendi contigo, uma vida repleta!

Viagem pelos sete mares à descoberta,
Epopeia confiante, vento constante, mar por navegar...
Etapas por marcar, por tudo venho falar,
Sem ti minha alma é vazia, qual ilha deserta.

Beijo na figueira, emoção, coração sábio por amar,
Confiança, individualidade, parceria, eu sei,
Em tudo foste, és e serás a minha companheira.

Um amor internacional no paraíso, Arraial no mar.
Sofrer porquê? Por tudo o mais, falo o que nunca falei,
Meu amor, que sejas a última e a primeira!

20 dezembro, 2005

Cada Detalhe em Ti

Cada fio de cabelo, linha de ouro,
Olhos vidrados de luz, puro mel,
Nariz delicado, incapaz de cheirar o fel,
Lábios fonte salgada do meu tesouro.

Qual peito doce, ninho do beija-flor,
Barriga geradora da loucura sem fim,
Mãos mágicas, tocando o jasmim,
Coxas originadas no esplendor.

Pernas, escultura grega desde o começo,
Joelhos que abraçam o ensejo,
Pé de fada, provoca loucura em mim.

Cada detalhe em ti eu conheço,
Afrodite, sinónimo do desejo.
Natureza rica esta, que te fez assim!

19 dezembro, 2005

Mulher

Mulher grande, tamanho e coragem,
Quantas acções marcaram o meu ser,
Quantos erros para te ter,
Não foi só vento, nem aragem...

Mulher grande, coração e fatiga,
Como pude não sentir
O perfume do teu elixir,
Anjo, mulher, mãe, amiga...

Mulher em todos os sentidos,
Amante pelos céus desejada,
Mãe pela filha sofrida.

Mulher sem medo dos perigos,
Amiga por demais, proteges na tua enseada
O homem que te encontra como a mais querida!

O Sonho Sempre dá Certo

A Poesia é a voz da alma.. E a minha alma, hoje, fala pelos cotovelos...

O sonho não erra, sempre dá certo.
Pois dentro do nosso ser
Tudo pode acontecer,
E o que é para viver, fica sempre mais perto!

Um esboço da realidade ainda por acontecer...
Este sonho que traz a felicidade,
Pureza de vida e mentalidade,
E tudo o que sonhámos ainda podemos viver.

Família, alegria, paixão e amor,
É este o mote dum esboço por pintar.
O código de acesso do nosso interior...

Sempre o soubemos juntos no calor
Dos corpos suados, desnudados entregues no mar,
Juntos na amizade, parceria... paixão sem pudor.

Se Eu Pudesse Agora, Meu Amor

Se eu pudesse agora, meu amor,
Por entre o cheiro a rosas do teu cabelo imenso
Passar a mão em silêncio
Oferecer meu ombro, meu colo e limpar a dor.

Se eu pudesse agora, meu amor,
Catar aquela estrela que me pediste,
Iluminar este amor que persiste
Com a mesma luz de antes... de paixão e ardor.

Chora nosso coração triste e vazio
Distantes, gigantes com espaço imenso
Onde outrora acampaste...

Move a esperança que por um fio
Do teu cabelo ainda penso
Um dia voltar com a estrela que desejaste.

Coração Nordestino

Coração nordestino, tamanho do mar,
Beleza pura e por demais sincera.
Passear, andar, navegar... Quem me dera
Contigo alegrar minha alma no silêncio do luar.

Coração grande, enorme, a velejar
Por esse mar eternamente a direito.
Ao mundo e a ti prometo
Pelos quatro cantos o vento te vou soprar e cantar.

Queria eu ser mais alegre e aberto.
Porém na tristeza do meu ser,
Dou o meu amor, interior e amizade.

Um dia verás, mesmo que coberto,
O verdadeiro amigo, livro sedento de ler,
Entidade com todas as páginas... mais a saudade.

18 dezembro, 2005

A Família Que Eu Não Conhecia...

"Um grande abraço pai! Um grande abraço pai!"
Como é fácil abraçar o meu pai agora que estou a milhares de kilómetros de distância. Porque nunca consegui fazer isto quando estava frente a frente com ele?

"Volta quando quiseres filho.. A porta da nossa casa está sempre aberta para ti!" Ainda me lembro de quando dei o grito de independência que a porta ficou fechada! Hoje está aberta... Que sensação estranha mas boa!

Parece que conheci os meus pais agora depois de uma vida de ausência. Como é bom sentir que temos um ninho que nos acolhe algures neste mundo. Hoje voltei a falar com o meu pai pelo telefone. Quase dia sim dia não eu ligo. Quando eu vivia em Lisboa, a 300km deles, ligava de mês a mês.. quando ligava. Hoje ligo muito mesmo! Como é bom ouvir os conselhos de um homem de 61 anos que tem uma voz de ternura e uma vida de experiência para passar para mim. É optimo sentir o abraço dele mesmo distante.

A minha mãe deseja acima de tudo que eu volte para Portugal mas eu consegui explicar que o facto de eu vir para o Brasil tem um propósito. Nada acontece por acaso. O facto de eu estar aqui tem de fazer sentido senão porque teria eu vindo?

A minha avó querida reza todos os dias à Nossa Senhora de Fátima por mim. E não é que eu sinto uma força interior que me impele pra frente? Nunca me senti tão forte antes, talvez porque não conhecia a família que tinha.

Seja como for... Estou a gostar muito de viver em Brasília. Oportunidades não faltam para ter sucesso e amigos já os tinha e reconheci-os quando cheguei.

Por outro lado é tão bom ser reconhecido no meu trabalho depois de alguns anos de ausência de elogios.

Minha querida família.. Estou bem aqui. Gosto de morar em Brasília. Não se preocupem comigo.
Ahh.. O meu casamento era para ser hoje!!! Mas não foi... Um dia! Quem sabe...

Se não perceberam o que escrevi a culpa é da 6ª caipirinha desta noite!!! :-)

11 dezembro, 2005

Eventos em Brasília

















Tal como se esperava os eventos em Brasília estão a começar. Na passada sexta-feira dia 9 de Dezembro houve um encontro do mundo Zope. Foi uma noite bem agradável na quadra 305 sul no bar Zimbrus.

Na foto de cima temos da esquerda para a direita: Hugo Ramos (Portuga), Sheila, Fábio Rizzo, Rodrigo Castardo, Jean Ferri, Rafaella, Karla Fernandes e Fabiano Weimar dos Santos (Xiru).



















No final do jantar/encontro a foto de equipa. Jean, Rafaela, Karla, Sheila, Fábio, Rodrigo, Fabiano e eu.
Foi uma noite muito divertida... Até comentámos que se a comunidade Microsoft ou a comunidade Java soubessem que estávamos ali tinham plantado uma bomba e teríam resolvido grande parte da concorrência do Zope. Hehe.



















Ontem Sábado dia 10 foi o aniversário do Jean Ferri. O menino fez 29 aninhos. Parabéns Jean!!!
Uma festa bem divertida no Park Shopping no final da Asa Sul.
Jogámos bowling (boliche), tomámos uns choppinhos e jantámos uns petiscos bem brasileiros.



















A foto de um pouco do grupinho no final do jogo de bowling.
Depois ainda fomos visitar um barzinho na quadra 202 norte onde bebemos um chocolate quente.

E foi assim o primeiro fim de semana em Brasília. Muito divertido e muita amizade.

07 dezembro, 2005

Renascer

A vida é tão simples... então porque temos nós, homens e mulheres, a mania de complicá-la tanto?
Tudo se resume a saber vivê-la!

Opções e decisões são coisas do quotidiano e são elas que nos traçam o futuro.
Racionalmente temos tendência a tomar as decisões que equacionadas nos dão o resultado mais favorável.

Mas é nas misteriosas equações do amor que se encontram as maiores respostas e os resultados mais favoráveis.

O que nos faz apanhar um avião e percorrer 10000 kilómetros para encontrar uma pessoa da qual só conhecemos um mínimo?

Que força nos move e nos obriga a alterar toda uma vida estável e construída para partirmos rumo ao desconhecido?

Que sentimento é este que, por um lado, nos faz o ser mais feliz do mundo mas, por outro, pode transformar a nossa vida num pesadelo?
O amor, afinal, não tem culpa de nada. Temos a mania de culpar o amor pela nossa dor mas os únicos responsáveis pela nossa dor somos nós mesmos.

Eu decidi que não vou culpar o amor. Nem mais nada ou ninguém. Nem existe culpa sequer. Só existe responsabilidade e isso é uma coisa própria dos adultos conscientes.

Lembram-se da história do Pequeno Princípe? Nós também somos responsáveis por quem cativamos. Também somos responsáveis pelo amor que despertamos no outro.

Ser responsável por quem cativamos significa proporcionar a melhor vivência possível a quem está cativado por nós. A quem largou tudo por nós. A quem sofre por nós.

Só o facto de sermos uma pessoa capaz de gerar amor noutra pessoa torna-nos responsáveis por metade desse amor.

Hoje vivo em Brasília e aprendi a ser feliz com o que tenho. É incrível como aprendemos com os povos que nos rodeiam. O brasileiro é um povo fascinante. Nunca fui tão bem recebido em qualquer outro lugar do mundo.
Na empresa onde trabalho tenho colegas que organizam festinhas e encontros para que eu não me sinta sózinho. Tenho colegas que dão a sua casa para que eu tenha um tecto até me encontrar e conseguir ter o meu próprio tecto. Tenho superiores que já iniciaram o meu processo de legalização e pagaram um hotel para que eu fique hospedado até ao fim de Dezembro e não tenha de gastar o pouco dinheiro que veio comigo. Os mesmos superiores que afirmaram estar do meu lado fosse em que circunstância fosse.

Na cultura europeia aprendemos toda a vida que devemos estudar, trabalhar e ter a nossa própria casa, o nosso próprio carro e construir a nossa felicidade em cima dessa estrutura. Mas afinal porque é que os momentos mais felizes da nossa vida são sentidos quando passamos 6 dias ao lado de quem amamos e de quem nos ama? Porque é que apesar de não termos dinheiro somos felizes só com a presença de outra pessoa? A felicidade do amor não tem preço. Nem Camões conseguiu escrever o que eu senti no dia que encontrei esta mulher pela primeira vez na minha vida. É uma imagem que nunca vai desaparecer da minha memória. É uma imagem que só por si me faz feliz e aquece o meu coração. É uma imagem de um amor internacional no paraíso. O amor da minha vida.

Afinal que estrutura é essa a europeia que assenta numa base tão frágil como um carro ou uma casa?

Hoje dou valor a outras coisas. Dou valor a uma estrutura que demonstrou funcionar e ser mais sólida que qualquer outra.
Dou valor à minha família que, apesar de tudo, me educou como soube e como foi possível.
Dou valor aos amigos que, em troca de nada, fazem de tudo para me animar e fazer feliz.
Dou valor ao trabalho que conseguiu, pela primeira vez desde à muito tempo, ocupar a minha cabeça e evitar pensamentos negativos.
Dou valor ao espiritual que, apesar de nunca ter feito parte da minha vida no passado, me tem ajudado, hoje, a ultrapassar a solidão do mundo físico.
Por fim, mas o mais importante, dou valor ao amor. Este sentimento tão nobre que percorre as nossas veias com um fogo capaz de aquecer a mais fria noite de inverno. Capaz de nos dar prazeres indescritíveis seja através da prosa, narrativa ou poesia. Capaz de dar luz e vida ao mais esquecido ser humano num qualquer canto escuro e abandonado deste mundo.

Acabei de nascer de novo... e vou viver a minha vida da melhor forma que eu souber.

20 novembro, 2005

Quem Sou Eu?

"O nomadismo é a prática dos povos nômades, ou seja, que não têm uma habitação fixa, que vivem permanentemente mudando de lugar. Usualmente são os povos do tipo caçadores-coletores, mundando-se a fim de buscar de novas pastagens para o gado quando se esgota aquela em que estavam. Os nômades frequentemente ignoram fronteiras nacionais na sua busca por melhores condições de vida."

Esta é a definição de um nômade que se pode ler na wikipedia.

Eu não sei se tenho um espírito nômade ou não mas neste último ano fui a Inglaterra 3 vezes (na última das quais fiquei a viver lá 6 meses), 1 vez ao Brasil, passei de carro em Espanha, França e Inglaterra fazendo mais de 35000 kilómetros por esse mundo fora. Tudo na busca de um lugar que me acolha e no qual eu me sinta acolhido.

Não é uma procura de enriquecimento nem de vida fácil. Quem me conhece sabe que nunca procurei ganhar a vida no ócio.

É sim uma procura de felicidade e estabilidade que me proporcione a possibilidade de ter uma família, um lar... ser feliz!

Depois de muito sofrer com indecisões, dúvidas, silêncio e alguns desacordos chego à conclusão que a vida é muito complicada. Arrastamos para o abismo quem nos rodeia e quem nos ama.
Quando duas culturas diferentes se apaixonam uma das duas vai sempre sofrer mais que a outra pois o meio termo deixa de ser possível. Deixa de haver um local a que ambos possam chamar terra. O segredo está em abdicar de paradigmas de modo a conciliar os desejos mútuos. Mas quem deve abdicar? A lógica diz que o mais forte (entenda-se mais adaptável)... Mas quem é o mais forte? Quem decide isso?

Como podemos dar-nos a conhecer se nem nos conhecemos a nós próprios?

Podia ficar aqui a divagar por horas e vocês teriam morrido de tédio ao fim de apenas 2 delas.
Eu sou isto ou eu sou aquilo... Mas afinal que sabemos de nós próprios? Eu penso que sou um homem honesto, leal, carinhoso, simpático... Mas afinal não serão as circunstâncias que fazem de nós o que somos?
O mais honesto dos homens pode cometer o maior crime se as circunstancias assim o conduzirem. Mas terá ele realmente o poder de escolha? Não estará escrito que será assim?

Eu sempre me considerei uma pessoa consciente e lúcida mas ultimamente desculpo-me com o contexto difícil em que vivo... Será que o contexto "forma" o que somos? Será que o contexto desculpa as nossas acções?

Perante a lei o cidadão tem sempre o poder de escolha de fazer ou não fazer e, com isso, ser ou não condenado. Tem sempre a consciência do certo e do errado. Mas até na justiça se prevê que determinadas pessoas possam estar desiquilibradas e por isso ter um preço diferente a pagar.

Mas e quando não estamos a falar de lei mas sim de sentimentos? De emoções?

Quando practicamos acções emotivas que alteram toda uma vida e nos desculpamos com essas mesmas emoções estaremos lúcidos?
Uma impossibilidade universal é o facto de não conseguirmos prever o futuro. Não há bola de cristal ou cartas de Tarot que possam garantir o que vai acontecer no dia seguinte. E sem passarmos pela situação nunca saberíamos nada sobre ela sem antes lá chegar.

Estarei a fazer o correcto, ou não, ao tomar as minhas decisões? Não sei. Só sei que não quero trabalhar no que não gosto. Não quero morrer pensando que não fui porque tive medo de tentar. Não quero pensar que perdi a minha felicidade porque não quis decidir!!!

Decidi e assumo as minhas decisões. Peço desculpa à minha avó por não ter conseguido compreender e suprimir as suas dificuldades. Peço desculpa à minha irmã porque nunca fui o irmão presente e companheiro. Peço desculpa à minha mãe porque não fiquei junto dela e peço desculpa ao meu pai por nunca ter conseguido dizer-lhe "amo-te". Peço desculpa à mulher que me escolheu para companheiro pelas dúvidas e pela vida saltitante.

Sou uma pessoa complicada. Assumo. É complicado gerir a relação comigo próprio imaginem então com os outros. Sou racional e não sei lidar com emoções. Toda a vida investiguei e trabalhei com fórmulas e equações e neste momento não consigo equacionar a solução para uma relação sã e feliz. Imaginem um computador que não consegue resolver um problema e entra em ciclo infinito. O que acontece? Rebenta e reinicia-se a ele próprio sózinho.

Nestes últimos meses rebentei e reiniciei muitas vezes. A grande diferença entre mim e o computador é que eu tenho a capacidade de raciocínio e de aprender com os próprios erros. Mas quanto tempo será necessário para que eu solucione esta equação?

Não sei.

18 novembro, 2005

Informática Na Óptica Do Utilizador... Parte 3 !!!

Amigos... Eu juro que se me voltam a pedir ajuda por causa da impressora e eu vou lá e não tem papel...
...Eu parto esta merda toda!!!

17 novembro, 2005

Informática Na Óptica Do Utilizador... Parte 2 !!!

Adivinhem o que acabou de me acontecer???

"Hugo! Ainda bem que tas aqui. Não temos impressora a funcionar."

Fui verificar... A PUTA DA IMPRESSORA NÃO TINHA PAPEL DE NOVO!!!

Haja paciência...

15 novembro, 2005

Informática Na Óptica Do Utilizador...

Hoje cheguei ao trabalho e as pessoas aflitas porque não conseguiam imprimir!!!

"A impressora não está a funcionar..... Ajuda-nos rápido para imprimir as propostas dos clientes!!!!!" diziam eles.

"Vê lá o servidor e tal... Deve ter um erro..."

O Hugo comeca a investigar o problema.. Verifica o servidor.. Verifica a rede... Tudo a funcionar a 100%!

O Hugo, que já está habituado a este tipo de stress do informático na óptica do utilizador, pensa com ele próprio... Será que o problema é uma coisa mais simples??!?

Então o Hugo levanta o cu da sua cadeira e desloca-se à impressora para ver o que se passa...

A PUTA DA IMPRESSORA NÃO TINHA PAPEL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

O Hugo coloca algumas folhas de papel na impressora e diz para todos: "Problema resolvido!"

Eles respondem: "Obrigado Hugo! Que seria de nós sem ti..."

02 novembro, 2005

Um Bife Bicha!

Engraçado comentário o de José Pedro Gomes sobre este senhor "Esta bicha que não tem o que fazer". Foi este o homosexual, de nome A. A. Gill, que tentou escrever uma crítica ao restaurante londrino "Tugga" e falhou.

Em vez disso esta bicha escreveu uma das maiores ofensas que já tive o desprazer de ler sobre os portugueses, Portugal e a sua cultura. Como se não bastasse ainda, fez uma passagem pelos brasileiros e espanhois.

Não preciso aqui de defender os brasileiros nem os espanhois pois a história ja se encarregou de provar que eles sabem defender-se muito bem! Mas convém esclarecer certos factos históricos que esta bicha se esqueceu por completo.

Portugal foi, como se sabe, o país que descobriu o mundo tal como hoje o conhecemos. Dividiu com a Espanha a governação de metade deste mundo e mesmo assim foi mais esperto que os espanhois pois ficou com a India, o Brasil e toda a Africa.

Portugal tornou-se mais tarde aliado da Inglaterra sendo o mais antigo aliado da história inglesa. Foi a partir de Portugal que os ingleses conseguiram recuperar perante a invasão de Napoleão que practicamente já os tinha expulso do seu próprio país.

A história colonial de Portugal foi superior em todas as formas tendo sido concedida a independência do Brasil duma forma pacífica o que deixou uma relação cultural entre os dois países como nenhuma outra no mundo e da qual hoje podemos tirar o dividendo de chamar país irmão com o maior orgulho que se pode ter. Pelo contrário a política colonial da Inglaterra, que foi derrotada por 2 vezes na guerra contra a sua colónia americana, só lhes deu vergonha e embaraço. Os poderosos exércitos de sua majestade perderam e foram humilhados contra um pequeno grupo de camponeses mal vestidos e equipados. Hoje em dia a Inglaterra mendiga por um punhado de dólares americanos sempre que pode!

Relativamente ao sexo é verdade que os portugueses gostam e fazem-no bem! A prova disso é a mulher brasileira que é das mais lindas do mundo e provém da mistura racial que, foi em grande parte, portuguesa e india.

A nossa cozinha é das mais ricas do mundo e temos ingredientes que esta bicha nunca ouviu falar na vida mesquinha e triste que leva... Um exemplo é o azeite que é dos melhores do mundo e que ele, como crítico gastronómico, devia conhecer. Por outro lado as nossas sopas não são gordurosas nem o bacalhau se come sem um acompanhamento rico em vegetais. Por outro lado o presunto pata negra também é proveniente de Portugal e não apenas de Espanha. Temos muito e bom presunto. As tapas também são características de Portugal mais vulgarmente conhecidas por petiscos.
Quanto à gastronomia inglesa nem vou comentar... Basta referir o "fish and chips" (peixe com batata frita) e o prato nacional inglês que é, afinal, indiano (chicken curry).

Parece que ele só conhece 3 portugueses famosos que foram navegadores... Eu apresento-lhe mais 3 que não foram: A Amália, o Figo e o meu primo Mourinho que anda por lá a encavar os clubes ingleses e a mostrar aos treinadores como se joga futebol.

A inveja é uma coisa muito feia. Eu tive a oportunidade de viver em Inglaterra por duas vezes e ao contrário desta bicha posso afirmar, com conhecimento de causa, que viver em Portugal é um milhão de vezes melhor do que viver em Inglaterra. A inglaterra é um país mesquinho, frio, triste, cinzento, ausente, sózinho e isolado do mundo.

Tom Jobim dizia: "Viver no exterior é bom mas é uma merda... Viver no Brasil é uma merda mas é bom". Caro Tom Jobim... Faço minhas as tuas palavras e nem imaginas como concordo contigo!

AH! E já me esquecia... O Tugga é um excelente restaurante!!! :-)

25 outubro, 2005

A Puta Da Democracia

Vocês já repararam que, hoje em dia, qualquer pessoa pode ter um blog e escrever o que lhe apetece?
Mais um processo de entre os milhares que já provaram que a Internet é a maior democracia que existe!

As vezes deparo-me com blogs do estilo "Hoje bebi um café ao pequeno almoço". Outros dias, melhorzinhos, ainda aparece um tipo que diz que comeu a mãe ao pequeno almoço, despertando assim um pouco mais a minha curiosidade!

Mas se avaliarmos bem a coisa reparamos que um escreve merda... Outro escreve porra nenhuma... Outro escreve umas caralhadas... E outro escreve " ".

Ora assim não vamos a lado nenhum e é um desperdício enorme de espaço em disco nos servidores. Já tivemos muitos exemplos de mestria em que se consegue fazer ouro a partir do nada. Um deles é o Seinfeld.

Minhas senhoras e senhores... Não abusemos da democracia que vos enfiam pela casa dentro sob pena de um dia essa democracia vos ser enfiada por outro sítio acima!!!

Adivinhem Quem Fez 34 Anos??!?

Adivinham quem fez 34 anos este mês??? Não! Não foi o Bin Laden!!
Este mês faz 34 anos que o primeiro Email foi enviado por rede. Na altura o engenheiro Ray Tomlinson escolheu o símbolo '@' para separar o nome da pessoa do nome do servidor onde o email seria armazenado.


É engraçado que nem ele se lembra do que escreveu no Email que enviou. Nem fazia ideia da importância que o Email teria na vida das pessoas de todo o mundo 34 anos depois.

Hoje em dia o Email é uma das mais usadas ferramentas da Internet.

Olhem o meu exemplo. Só hoje já enviei mais de 30 emails todos com o mesmo objectivo e o mesmo texto:

===============================
"Exmo(a) Sr(a),

Venho por este meio apresentar a minha candidatura a uma vaga adequada às minhas competências e experiência.
Segue em anexo o meu CV para avaliação.

Grato desde já pela atenção
Os melhores cumprimentos"
===============================

Pois.. Que ferramenta útil esta!

Há 34 anos o engenheiro Ray Tomlinson escondeu o seu feito do patrão para não ser despedido... Hoje em dia eu envio cerca de 20 a 30 Emails por dia para arranjar emprego.
Ele teve mais sucesso que eu!!!

23 outubro, 2005

Um Dia no Autódromo do Estoril... PQP!!!

Hoje foi um dia daqueles... Partimos para o Autódromo do Estoril (Autódromo Fernanda Pires da Silva) e fomos assistir ao Grande Prémio das Nações, o chamado A1.

Os carros são exactamente os mesmos usados na Fórmula 1 mas não existem equipas. Cada país tem o seu carro e o piloto tem de ser obrigatoriamente do país representado.

Foi uma prova excitante! O barulho característico, os acidentes, as ultrapassagens geniais de grandes pilotos e a confusão normal de um dia assim.

Para mim que, pela circunstância, já me considero um Luso-Brasileiro, foi fácil pois tinha dois carros em pista para aplaudir: o tuga e o brasuca!
O carro português, conduzido por Álvaro Parente, de cores brancas, verdes e vermelhas, chegou à primeira curva em segundo lugar e assim permaneceu por algumas voltas até que um azar na box, motor parado, o fizeram descer para os últimos lugares. Um fabulosa prova de Álvaro Parente que ainda recuperou até ao 5º lugar.

Por outro lado o carro brasileiro, conduzido por Nelson Piquet Junior, amarelo e verde como manda a tradição brasileira, que devido a uma paragem de motor na partida e alguns acidentes com entradas de pace car em pista, ficou com uma volta de atraso. Fez uma prova excelente e ainda recuperou até ao 8º lugar.

Assim que a prova acabou encontrei um amigo que estava ligado à organização e que me deu o passe de Paddock com o qual o meu dia se tornou num dos melhores da minha vida.
Passeando pelo Paddock tive oportunidade de ver algumas das maiores personalidades da competição e...

ENCONTREI O BI-CAMPEÃO DO MUNDO DE FÓRMULA 1, BI-CAMPEÃO DO MUNDO DAS 500 MILHAS DE INDIANAPOLIS e CAMPEÃO DO MUNDO DE FORMULA INDY, ÉMERSON FITTIPALDI!!!
A Lu, que me avisou da sua presença, diz que eu quase desmaiei quando ela me disse o nome dele.
Falámos, tiramos fotos e ainda tive tempo de colocar o meu capacete em cima do mercedes dele! Hehe... que dia!

Para os mais incrédulos inseri as fotos que eu e a Lu tirámos juntos neste post. :-)

Sabem que mais?
Se o Airton Senna fosse vivo e eu o encontrasse por lá hoje... Tinha caído durinho ali mesmo!!!

21 outubro, 2005

Portugal Reeditado

Portugal vai de novo a votos em Janeiro de 2006 para eleger o novo Presidente da República.
Neste momento o véu da dúvida foi abaixo e temos a confirmação de que o Prof. Dr. Cavaco Silva estará presente na corrida.
Teremos uma reedição do que aconteceu em 1996 quando a votação se resumiu a dois candidatos. Mário Soares e Cavaco Silva na segunda volta das eleições.

Não percebo o que move este senhor chamado Mário Soares. Já esteve na cadeira durante 10 anos e que fez ele? A presidência aberta!...
Por outras palavras uma presidência que tinha como objectivo prejudicar a governação do actual candidato, Cavaco Silva.

Mário Soares é conhecido do povo. Sim foi ele que fugiu de Portugal quando o perseguiram no tempo da ditadura. Ao menos Álvaro Cunhal ficou e foi preso. Preso pelos seus ideais e pelas suas convicções. Que convicções e ideais tem Mário Soares? Ficaram lá por onde andou durante o exílio... Exílio esse que nunca devia ter acabado. Se eu pisasse a Bandeira Portuguesa no estrangeiro seria considerado um traidor e seria julgado e condenado de acordo com a Lei. Mário Soares pisou a Bandeira Portuguesa e voltou como herói.

Que pena tenho eu que a memória do povo seja curta. A minha memória também já não é o que era mas ainda me lembro das aulas de história do 9º ano.. Por amor de Deus!!!

Por outro lado Cavaco Silva governou Portugal, como primeiro ministro, durante 10 anos. Lembro-me de Portugal antes de 1985. Um país de 3º mundo. Sem vias de comunicação, sem tecnologia própria, sem ambição, sem dinheiro, sem investimento estrangeiro, sem televisão privada, sem internet, sem segurança e sem mais uma infidável lista de bens sociais indispensáveis a uma Nação que se quer na vanguarda.

Quando Cavaco saiu do governo o país parecia outro. Parecia que tinhamos entrado para a lista de países da primeira linha como se impunha na União Europeia. Parecia e parece porque, afinal de contas, hoje em dia quando vamos de férias para o Algarve demoramos apenas 2 horas e meia para chegar ao destino. Mas lembram-se quando demoravamos 3 horas e meia ou mesmo quatro horas a chegar, por exemplo, a Portimão? E aqueles dias em que todos começavam as férias ao mesmo tempo e a fila de trânsito media dezenas de quilómetros junto de Alcácer do Sal e outras tantas dezenas ao chegar à Guia no Algarve? Cheguei a esperar 6 a 8 horas, parado, na estrada nacional para o sul.

Lembram-se quando Portugal não tinha um único Centro Cultural digno do nome? Pois é... hoje temos o Centro Cultural de Belém onde podemos beber da cultura nacional e internacional sem parar.

Lembram-se quando o Parque Das Nações era uma zona apocalíptica estilo filme do Mad Max 3 em que não se podia sequer aproximar dela com os vidros do carro abertos sob pena de morrer intoxicado em apenas 5 minutos? Hoje em dia temos uma zona residencial de primeira categoria depois de lá ter existido uma das exposições mundiais de maior sucesso que lançou Portugal para o topo do turismo e cultura portuguesa. Hoje, quando visitamos o famoso Oceanário (Aquário Vasco da Gama), esquecemos sempre quem lançou a candidatura e o projecto da Expo98.

Lembram-se quando tinhamos de sair da auto-estrada e voltar a apanhá-la em Aveiro quando queríamos ir de Lisboa ao Porto? Era uma viagem de 4 horas...

Lembram-se quanto era a inflação em 1985? cerca de 13%. Sabem quanto é hoje? 2,5%.

Lembram-se do valor do salário mínimo em 1985? 40.000 escudos (200 euros). Hoje ronda os 450 euros, mais do dobro!

Não percebo como é possível haver "lata" para que Mário Soares se volte a candidatar. Também não percebo que competências têem os outros candidatos para serem representantes da Nação.

Um poeta com ideais utópicos (Manuel Alegre), um comunista velho demais e com ideais utópicos (Jerónimo de Sousa) e um economista jovem demais e com ideais utópicos (Francisco Louçã)!

Estas presidênciais vão ser disputadas entre Cavaco Silva e Mário Soares. Entre a obra feita e a traição. Entre a vontade de melhorar Portugal e a vontade de prejudicar governos de outras cores políticas.

É caso para dizer: "Deixem-me trabalhar... Deixem-me trabalhar!!!"

09 agosto, 2005

A Tuga In London (episode IV, A New Hope)

É incrível como o mar, mesmo na sua mais sensata calma, pode resolver muita coisa. No fim de semana passado desloquei-me a Brighton para ver a praia e o mar. Faz 3 meses que não o via nem sentia o cheiro.

Em Lisboa ou em Portimão (minha terra natal) ver o mar, ou mesmo sentir-lhe o cheiro, é qualquer coisa de normal e nem damos pela falta dele. Em Londres... bem, temos o rio.

Caminhar descalço pela areia molhada e sentir a água nos pés é qualquer coisa que não tem preço. Já o percurso de casa até à praia conduzindo a minha moto é algo de extraordinário. Seja em quantidades industriais ou apenas algumas vezes por semana.

Tenho muitas saudades do meu querido Portugal. Muitas mesmo. Quando penso nas fotos que estão neste texto fico muito triste! Sinto falta dos passeios de moto ao pôr do sol, das reuniões com os amigos na tasca da esquina, do Verão e da praia, do calor...

Esta é a praia da minha infância... Onde aprendi o que é ser português... Aprendi o que é o Verão e o calor, brincar e fazer castelos de areia...
Aprendi que tudo isto faz parte de mim e ninguém pode tirar estas imagens do meu coração!

É possível viver fora do nosso contexto, fora da nossa realidade mas não é possível esquecer... Nunca!

Já visitei muitos locais e cidades pelo mundo e o único local que me fez sentir em casa fora de Portugal foi o Brasil. Esse país maravilhoso que todo o português tem orgulho de ter descoberto e ter oferecido a língua. Esse país que nos faz vibrar quando a selecção ganha o campeonato do mundo como se fosse a nossa própria selecção. O país que todos os portugueses chamam de país irmão!

Hoje sinto que estou melhor que ontem. Que é possível viver aqui em Londres e misturar ambas as culturas. Que posso amar a mulher da minha vida e ser feliz.
Esta é a minha realidade no momento. Apesar disso não esqueço tudo o que ficou atrás nem o devo fazer. Vivo as duas coisas. A realidade actual e o que vive no meu coração.

Podemos mudar de cidade ou mesmo de país mas o amor que cresceu dentro de nós nunca morre!

02 agosto, 2005

Rewind

Hoje apetece-me voltar 4 dias atrás na minha vida... E não voltar a fazer toda a merda que fiz nestes dias.

29 julho, 2005

Happy Birthday To Me... yay!

Um dia depois do grande acontecimento não sinto nada de diferente. Será apenas uma marca psicológica? Ontem foi o meu 30º aniversário e hoje estou aqui sentado no escritório em Londres e nada mudou...

PQP!!! Cheguei aos 30... aaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhhh......

28 julho, 2005

The Day I Stop Dreaming Is The Day I Die...

Soichiro Honda foi um homem humilde. Um homem que recusava persistentemente um lugar reservado no parque de estacionamento da sua fábrica. Um homem que se recusava a usar fato e gravata e entrava no seu gabinete de presidente vestindo um fato de mecânico. Um homem que dizia aos seus empregados para sonhar em vez de pensar em ganhar dinheiro. Foi este homem que um dia disse "The Day I Stop Dreaming Is The Day I Die".

Eu não me considero sequer metade do que este homem foi, seja como pessoa ou como profissional. Apesar disso considero que o mais importante é o sonho, tal como ele. O sonho é o princípio de todos os objectivos alcançados ou ainda por alcançar.

Eu sonhei um dia com uma vida melhor. Sonhei que conseguiria trabalhar no que gosto e com o fruto desse trabalho proporcionar uma vida feliz e duradoura não só a mim mas a quem eu amo. Sonhei que conseguiria criar um produto que não só seria inovador como também melhoraria os processos empresariais e a gestão interna. Sonhei que, tal como os motores Honda sairam por ai correndo, o meu produto sairia por ai sendo instalado e utilizado por muitos empresários.

Há 3 meses recebi um convite para trabalhar em Inglaterra. O sonho de qualquer informático. Um bom emprego, boa equipa, bom salário, bons gestores. Para que este sonho pudesse tornar-se realidade seria necessário juntar a minha vontade de vir, o emprego em si e a presença de quem eu amo. Os dois primeiros já existiam só faltava o acordo da terceira parte. Se todas as partes estivessem de acordo então seria o momento ideal para um início de carreira que nos levaria muito longe.

Hoje vivo em Londres com a mulher que sempre esperei encontrar na minha vida e tenho um emprego que apesar de não ser perfeito é bastante bom.
Só esqueci um pormenor... A preparação de ambos para este mudança tão grande!

A falta do nosso país, das nossas origens e dos outros que também amamos (família, amigos, etc...) pode ser o grão de areia na engrenagem do motor. Neste momento penso que não estávamos ainda preparados para a mudança e que isso está a minar o nosso sonho. A minha felicidade passa não só pelo emprego e proximidade de quem amo mas também pela presença dos amigos e dos meus passeios de mota. Ela sente a falta da filha, família e amigos. Ambas as situações são compreensivelmente justas.

Sem nos darmos conta estamos a prejudicar a nossa própria relação e consequentemente o nosso sonho. A falha de conseguir largar definitivamente a vida anterior leva a que a vida actual não seja vivida convenientemente e como consequência não seja feliz.

Até aqui consigo compreender e entender os factos. O problema é que não sei qual a solução adequada. Será necessário abrir o motor e limpar todo e qualquer grão de areia existente? Será apenas necessário olear um pouco as peças? Ou será necessário levar o motor e todo o carro à volta deste para um outro local onde não exista areia ou falta de mecânicos? E que local seria esse?

Hoje é o meu 30º aniversário e estou sem saber o que fazer... Seria normal com esta idade já ter alguma experiência e saber resolver este tipo de problemas. Mas não tenho!

Não sei se o Soichiro Honda aos 30 anos tinha todas as respostas mas, hoje, tendo eu 30 anos, percebo que não as tenho!

27 julho, 2005

Londres Tá Bombando!!!

É verdade... Agora a minha vida começou a ser afectada também!
Ontem saí do emprego por volta das 18h e dirigi-me para casa como faço num qualquer dia de trabalho normal. Ao passar por East Finchley deparei-me com uma fila de trânsito fora do normal... Muito lenta e enorme.
Demorei cerca de 1 hora para chegar ao local que originou este problema. Uma operação policial que fechou todas as ruas daquela zona num raio de 1 Km. Toda a zona entre East Finchley (Londres norte) e a North Circular (A406) estava interditada ao trânsito rodoviário e também aos peões. Ninguém passava.

A única informação que o senhor agente dava aos cidadãos era de que deveriam "seguir por ali e desenrascar-se tentando encontrar um caminho alternativo".
E eu, cacete?!?!? Isto pra mim já é um caminho alternativo... Sim, porque um caminho normal seria fazer a Avenida de Ceuta até à Praça de Espanha, seguir em frente, virar à direita para a Avenida das Forças Armadas e antes de chegar a Entrecampos virar à direita para a Avenida 5 de Outubro até chegar ao meu anterior emprego, ou vice-versa para ir para casa.
Agora nesta situação em que esta rota bloqueada já era uma alternativa para mim, sabia lá eu descobrir outra rota para chegar a casa???

Enfim, como bom Tuga que sou, decidi estacionar o carro um pouco mais à frente e voltar até ao local da barragem na estrada e descobrir o motivo de tal reboliço!
Não dirigi palavra aos agentes presentes no local pois nunca se sabe se a minha aparência de Tuga poderia despoletar alguma cavilha naqueles cérebros ávidos de capturar terroristas e acidentalmente poderia levar com 5 a 8 tiros na cabeça!
Assim esperei calmamente uns minutos até que um dos "locais" presentes indagou junto da autoridade o que se passava. Eu apontei a orelha para a conversação e consegui entender que existia uma suspeita de carro bomba (Volkswagen Golf branco) estacionado nas proximidades e que estariam a investigar o seu interior. Assim a zona interdita seria para protecção do próprio cidadão. E eu?? Só quero chegar a casa.

Resignado com a situação fui tentar a minha sorte partindo à descoberta. Não deveria ser muito complicado afinal os Tugas no século XV também o fizeram e que aconteceu? Descobriram esse país lindo que é o Brasil, entre outros.

Resultado final: Perdi-me cerca de 5 vezes, descobri que o prédio na esquina da A406 com a A1 é cor de laranja, a saída à esquerda no fim da A1 resulta numa urbanização sem saída, o semáforo no cruzamento da A1 com East Finchley demora apenas 5 segundos até voltar ao vermelho, entre outras coisas interessantíssimas. Mas do Brasil nem sinal.
Lá consegui voltar ao local de origem onde tudo estava fechado e tentar a sorte de novo seguindo outros carros que, tive a sensação, pretendiam seguir para a mesma zona que eu.

Enfim, cheguei a casa 2 horas e meia depois de ter saído do trabalho. Normalmente este trajecto levaria apenas 20 minutos.

Como disse um amigo brasileiro no fim-de-semana passado:
"Londres tá bombando!!!"

25 julho, 2005

A Tuga In London (episode I, The Police Menace)

"For somebody to lose their life in such circumstances is a tragedy and one that the Metropolitan Police Service regrets" era a declaração que se podia ler por todos os jornais no sábado seguinte ao dia 22 de Julho, dia em que a polícia de Londres cometeu um dos maiores erros de sempre e assassinou, na estação de metro de Stockwell, um brasileiro inocente que se deslocava para o trabalho.

Os actos terroristas de 7 de Julho em Londres, sobre os quais já escrevi aqui, provocaram uma onda de medo de tal ordem que os governantes, secretamente, emitiram uma ordem para a polícia "disparar a matar para a cabeça" se houver suspeitas de terrorista suícida. Huh?!?!?!?

Mas afinal o que se passa na cabeça destes senhores? Estaremos todos a ficar loucos? Então agora, na dúvida, matamos primeiro e perguntamos depois?
Tim Hames escreve no jornal Times Online "Oops, sorry, won't do. We can't just shrug our shoulders over this shooting".
Ele tem razão! Um simples pedido de desculpas não é suficiente. Este caso deve ser um exemplo. O polícia que disparou deve ser punido mas também toda a cadeia hierárquica que autorizou esta política repugnante de matar primeiro e perguntar depois. Desde o superior do polícia até ao político ignorante que autorizou este tipo de acção. Todos deviam responder em tribunal pelo sucedido e compensar ao máximo a família lesada com esta perda incompensável.

Não bastava o medo provocado pelos terroristas... Agora também temos medo da polícia! Sim, porque amanhã posso estar a passear na rua e levar 5 tiros na cabeça sem saber de onde vieram só porque tinha uma mochila nas costas ou usava um blusão num dia de sol!

Depois pedem desculpa pelo que fizeram e a vida continua...

Estamos muito mal quando chegámos a um ponto em que um inocente é assassinado e a sociedade encolhe os ombros e deixa passar impunemente. Será que acontecia o mesmo se o jovem fosse inglês ou americano?

A polícia de Londres desceu ao túnel do metro e assassinou uma pessoa.
Desceu mais baixo que os próprios terroristas!

18 julho, 2005

O Amor É Mesmo Fodido!

"Quanto mais vou sabendo de ti, mais gostaria que ainda estivesses viva. Só dois ou três minutos: o suficiente para te matar" - assim começa o livro "O Amor É Fodido" lançado em 1994 por Miguel Esteves Cardoso. Uma das suas publicações mais interessantes . Em 2005 eu digo: "O Amor É Mesmo Fodido!"

Quanto mais vivo mais desaprendo sobre este tão nobre sentimento... O amor. Aos 16 anos era tão mais fácil. Apaixonavamo-nos, beijávamos, fodíamos e seguíamos caminho. Uma sequência bastante simples: paixão, beijo, foda e andor que se faz tarde! Não necessariamente por esta ordem. O amor era muito efêmero e ninguém se queixava. Algumas vezes já nem nos lembravamos dela no dia seguinte!
Hoje, 14 anos depois, é tão mais complicado! Existe toda uma panóplia de sentimentos, responsabilidades e pressupostos que fodem qualquer relação.

Quando nos apaixonamos temos de escolher entre tomar a pílula azul ou a pílula vermelha. Quem toma a pílula azul vive eternamente o amor dos 16 anos. Quem toma a pílula vermelha vive o amor real e tudo o que isso implica! Inclusivamente corre o risco de ser feliz!!!

Eu optei por tomar a pílula vermelha. Fodasse!

Vivo um grande amor! Um amor real.. daqueles de pacote completo. Bons momentos, maus momentos, carinho, paixão, foda, passeios pelo parque, noites de luar, foda, jantar à luz de velas, cinema, longas conversas, foda, filhos, planeamento, acaso, amigos, família, etc. Por vezes sinto-me impotente (não no sentido literal) para compreender a outra metade. Por vezes compreendo demais. Mas serei compreendido? Penso que sim.

O maior problema do amor da pílula vermelha é o facto de ser mesmo real! Sente-se e não se consegue esconder esse facto. Mesmo quando nos apetece partir a casa toda... Que merda! Por outro lado também há alturas em que nos apetece partir a casa toda.. a foder!
É uma coisa selvagem. Uma vontade de engolir o outro. Uma situação incontrolável de desejo.

O que esperamos do parceiro é, por vezes, o que ele tem para nos oferecer. Outras vezes não é. E temos de viver com isso. Querem viver um amor sempre lindo e num mar de rosas? Tomem a pílula azul.

Aristóteles definiu o homem como um ser racional...
Então eu digo: O amor é o que mais nos afasta dessa definição.

08 julho, 2005

A Tuga In London (episode V, The al-Qaeda Strikes Back)

O dia de ontem (2005-07-07) foi marcado por uma despropositada revolta dos cidadãos ingleses contra um pequeno grupo de jovens muçulmanos que, calmamente, tentavam "limpar" o metropolitano (e também um autocarro) de quaisquer vírus ou maus cheiros provenientes deste velho sistema de transporte público londrino.

Provavelmente, estes jovens, alguns deles ainda de tenra idade, não receberam uma educação apropriada ao local onde residiam e também ninguem lhes disse que se podiam ferir com tais actos de manifesta humanidade pública!

Obviamente que no médio oriente estes actos voluntários de "limpeza" são apropriados ao fim a que se destinam e até mesmo aplaudidos pelos cidadãos mais velhos que se orgulham dos mais jovens pela práctica constante de tanto voluntarismo em benefício do serviço público. Faz parte da cultura local e não se conhecem outros métodos mais ocidentais e antiquados que sirvam o mesmo fim. São muito mais evoluídos estes muçulmanos.


Aqui em Londres, capital de um país atrasado e envelhecido, temos de culpar o sistema de ensino, os serviços públicos, o governo, as forças de segurança e, até mesmo, a rainha por nunca terem implementado políticas que promovessem a evolução social e o modernismo que se impõe!
A obrigação da polícia era, calmamente, explicar a estes jovens que o país onde vivem ainda não conseguiu acompanhar o modernismo do seus país de origem. Nunca reprimir e castigar os seus actos de boa vontade! Afinal eles só queriam "limpar" o metro e devolver a Londres um dos seus mais importantes sistemas de transporte público, livre de maus cheiros e doenças.


Aqui em Londres ainda se usam métodos antiquados como condutas de ar-condicionado e filtros de ar para tentar resolver o problema menor que é o facto dos utentes precisarem respirar enquanto viajam no metro. Que coisa.. "Se as pessoas não usassem os pulmões enquanto se encontram no metro tudo seria mais fácil" admite um responsável do Metropolitano.
Este acto corajoso de "limpeza", pago com a própria vida por estes jovens porque ninguém lhes ensinou a lidar com desinfectantes perigosos, devia ser elogiado e dar origem a uma atribuição "post mortem" de prémios por actos heróicos!


A culpa não pode ser atribuída apenas às forças policiais. Os cidadãos ingleses, que diariamente usam o metro, também são culpados! Afinal de contas se tomassem banho todos os dias antes de sair de casa contribuiriam para o melhoramento da qualidade do ar/cheiros e, consequentemente, para a saúde pública! Ora reparem nesta senhora que saiu de casa ainda com a garrafa de água para lavar os dentes e a manta da cama...

Onde iremos todos parar se não evoluirmos rapidamente? Olhem para o médio-oriente e vamos tentar melhorar esta sociedade conservadora que precisa modernizar-se urgentemente!

04 julho, 2005

Original Ou Cópia???

Desde que a Xerox inventou a fotocópia que foi aberto um precedente gravíssimo na história da Humanidade!
O ser humano é, por natureza, curioso.. Curioso demais! Mas foi essa curiosidade que nos trouxe até onde estamos hoje. Foi a curiosidade o grande impulsionador das descobertas. Foi a curiosidade que elevou Portugal ao estatuto de "dono de metade do mundo" a 7 de Junho de 1494 quando Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas e se empenharam em descobrir o planeta até então desconhecido. Foi a curiosidade que levou cientistas a descobrir que a particula mais básica de qualquer matéria é o quark e que se pode encontrar no núcleo dos protões e dos neutrões.

Esta curiosidade fez com que a ciência fosse uma disciplina em constante evolução. A ciência (e a Xerox) tornaram possível a transformação, ou devo dizer a multiplicação, dos textos. Mas porquê parar nos textos? Se podemos copiar textos então podemos copiar qualquer coisa!

Alguns anos atrás dei comigo a pensar que o teletransporte (tal como vimos no filme "A Mosca" e na famosa série "Star Trek") seria a solução de todos os problemas da Humanidade! Ora vejamos.. Sendo possível "desconstruir" uma pessoa e "construí-la" noutro local tornaria possível analisar ao pormenor do átomo essa mesma pessoa durante a transição de local. Havia no entanto um problema... Segundo Einstein a quantidade de energia necessária para mover matéria à velocidade da luz é infinita e como tal impossível. Mas... e se não for matéria?

Hoje em dia já transportamos muita coisa à velocidade da luz. Dados analógicos e digitais, por exemplo. Quando fazemos um telefonema de Londres para o Rio de Janeiro não estamos a fazer mais que transportar zeros e uns (0 e 1, linguagem binária) à velocidade da luz duma forma bidireccional.

Então e se o teletransporte não tivesse de transportar a matéria propriamente dita mas sim a informação digital de que é feito o ser humano? Uma pessoa desconstruída para linguagem binária e depois reconstruída em matéria no outro lado do mundo. Isto, provavelmente, irritaria bastante os patrões das companhias aéreas! Mas deixemos de lado, por agora, a irritação das companhias aéreas.

Já imaginaram que transformando um ser humano em linguagem binária tornaria possível o transporte dessa "pessoa digital" para qualquer lado com a mesma facilidade com que enviamos um email?
Já imaginaram que durante o "estado digital" dessa pessoa poderiamos eliminar toda e qualquer anomalia ou doença tal como fazemos hoje em dia ao eliminar um vírus de um ficheiro? Como um filtro.. Filtrávamos a parte da informação binária correspondente à doença e a pessoa seria reconstruída do outro lado sem o menor vestígio de doenças ou outros males!!!
Já imaginaram que este teletransporte poderia simplesmente eliminar todo o excesso de resíduos tóxicos ou poluição criada pelo homem bastando para isso codificar em linguagem binária esses resíduos e depois simplesmente apagá-los do disco rígido sem os construir de novo?
Já imaginaram que tendo a informação digital de uma pessoa seria possível não apenas movê-la de local mas também copiar essa pessoa infinitamente? Por outras palavras, fazer clones! Nada complicado. Já o fazemos hoje em dia com o copiar e colar dos ficheiros no nosso computador. Mais uma vez a minha teoria irritaria bastante os cientistas que hoje em dia se esforçam por clonar mamíferos usando o processo, a meu ver primitivo, de dividir células.

Seria ou não a solução de todos os problemas da Humanidade??!?

Depois de todos estes anos a pensar na questão deparei-me com um problema na semana passada. Um problema para o qual ainda não vi solução. O problema da consciência humana!

Este problema não existe na informação digital que conhecemos hoje em dia! Um ficheiro não pensa "Vou ser apagado! Que chatice..."

Pois é! Quando movemos um ficheiro de uma pasta para outra ele simplesmente é copiado e o original apagado. Da mesma forma que uma cópia mas que, neste caso, o original não é apagado.

Então para movermos alguém usando o teletransporte teríamos de o copiar e apagar o original.
Mas e a consciência? O original sabe que assim que a sua cópia ficar completa vai ser apagado, o que no conceito humano significaria a sua morte. Que iria este ficheiro.. oops! este humano pensar? "Vou ser morto! Que chatice..."?
E se não fosse um simples mover? Se fosse uma cópia e o original não fosse apagado? O que aconteceria quando os dois se encontrassem? Nos computadores resolvemos este problema de uma forma bastante simples: o sistema operativo não permite a existência de dois ficheiros iguais (com o mesmo nome) na mesma pasta. Mas como seria resolvido o problema da cópia humana? Não seria permitido que duas pessoas iguais existissem simultaneamente no mesmo país? Ou bastaria mudar o nome de um deles?

A única coisa que me separa de ser o criador da maior teoria do século XXI é este problema! O que fazer com a consciência humana? Será que seria possível apagá-la também durante o processo?

Se conseguirem resolver este problema digam-me! Aceito parcerias quando for receber o Prémio Nobel...

01 julho, 2005

A Tuga In London (episode II, Attack Of The Clamps)

Tinham passado apenas uns dias da minha chegada a Londres. A noite estava estrelada. O ambiente era propício a uma saída nocturna com um colega do trabalho para bebermos uns canecos e encontrarmos outros utilizadores do Zope.

Como bom Tuga que sou procurei um espaço de estacionamento o mais perto possível do local designado para o encontro!

Em Londres os espaços de estacionamento valem ouro. E são pagos a peso de ouro! Normalmente um local para estacionar devidamente assinalado e com parquímetro custa cerca de 1 libra (1,5 euros) por 30 minutos. Alguns locais chegam a cobrar 8 ou 10 libras por hora. A somar a tudo isto temos ainda a famosa Congestion Charge. Este novo conceito londrino, que não serve para mais nada senão roubar mais algum ao comum cidadão, tem por objectivo teórico evitar o excesso de tráfico no centro de Londres cobrando aos automobilistas uma taxa diária de 8 libras para quem decide entrar no centro (conhecido por City). Este roubo.. oops! Esta taxa entra em vigor às 7h da manhã e termina às 18h30. Sorte a minha que fui para o centro depois das 18h30.

Assim, voltando ao que interessa, procurei por um local de estacionamento que não me obrigasse a pagar algumas libras. E encontrei! Um local lindo, totalmente coberto de alcatrão do mais puro, negro como a noite, sem buracos. Enfim.. em Londres um local assim para estacionar o carro é designado por Paraíso!

Cuidadoso como sou, estacionei e, depois de sair do veículo, verifiquei que este paraíso era mesmo verdadeiro tentando perceber se havia sinais proibitivos para toda esta actividade. Reparei num sinal que dizia "parque pago até as 18h00" e logo por baixo um pequeno sinal com o famoso deficiente na cadeira de rodas. Qualquer pessoa faria a sua interpretação mas a minha interpretação, depois de tanta felicidade pelo local encontrado, disse-me que o local seria pago até às 18h00 excepto se fosse deficiente e nesse caso não pagaria nada. Depois das 18h00 seria livre a qualquer veículo.

Assim, livre de preocupações, abandonei o meu querido veículo e fui beber os canecos.
Quando voltei, passadas apenas 2 horas, deparei-me com a mais humilhante de todas as imagens: O meu carro bloqueado com um bloqueador de rodas, o chamado Clamp!

Depois de uns instantes voltei a mim. Ainda tentei dialogar com o "Clamper" de serviço. Estiquei os braços, saltei, disfarcei-me de desesperado, fiz de conta que não percebia a língua inglesa, disse que o sinal não era explícito... Por fim tentei o último argumento: "I'm disabled in my head!", gritei eu, na esperança que ele percebesse a semelhança entre a minha pessoa e o bonequinho amarelo escarrapachado no sinal.

Nada serviu para demover aquele belzebú do seu objectivo em multar o pobre tuga que não queria mais nada do que estacionar o seu carrinho e beber uns "Pints" com os colegas.

Neste caso fiz a minha obrigação e paguei o valor estipulado: 115 libras!!! (50 de multa mais 65 para retirar o clamp e desbloquear a roda).

Querem ir beber uns copos ao centro de Londres? Apanhem o metro ou vão a pé!

Merda Pro Donut

E eu que sempre amei um Donut pela manhã... Começo a odia-los! Aos Donut's claro!
Aquele buraquinho tão perfeito... Aquela cobertura cremosa e espessa...

Neste momento já não penso o mesmo desse saboroso manjar dos deuses!

Ultimamente tenho recebido donuts a torto e a direito. Eu e muitos outros utilizadores do Orkut. Um serviço de engenharia social desenvolvido como projecto pessoal por um engenheiro do Google.

Este projecto totalmente inovador e demonstrativo de grande capacidade tecnológica e intelectual por parte do seu criador padece apenas de um problema: foi desenvolvido em tecnologias Microsoft.

Não tenho nada contra a Microsoft (coff coff) e até considero que sem conhecermos o mau nunca poderíamos saber o que é bom mas tenham dó de mim! Está provado que a Microsoft não desenvolve tecnologias que, tecnicamente, suportem tão elevado número de utilizadores.
Temos aqui um exemplo de um excelente serviço, bem pensado, bem concebido mas pobremente implementado numa tecnologia errada!

Só de pensar no número de servidores necessários para aguentar tamanha carga e tudo porque o logo MS está presente... Até me dá dores de estômago. Como se tivesse comido demasiados donuts!!!

Não acham que está na hora de mudar de dieta? Até o mais lindo molotoff derrete em segundos quando banhado com a mais pura saliva!
Falando por mim, já tenho saudades de um bom pastel de nata coberto de canela.

Está na hora de mudar!
Venha o pastel de nata e deixemos o donut descansar um pouco.

Um pastel de nata e uma bica bem forte, se faz favor!

30 junho, 2005

PQP !!!...

Perceberam? Não??? Então não são deste mundo! O mundo do bit e do byte.. da auto-estrada da informação (como foi definido pelo nosso tio e amigo Bill Gates).

Este é apenas um pequeno exemplo da nova língua existente no planeta Terra. A língua dos "chat(o)s"!

Eu já nem sei escrever com uma simples caneta... Demoro menos tempo se usar o teclado do que demoraria usando a caneta. A geração que nasceu nos 90's nunca soube!!! Hoje em dia todos somos dactilógrafos ou simples utilizadores do teclado. O engraçado de tudo isto é que não é apenas uma alteração no conceito de escrita. Não é apenas um modo de escrever para outros... Tudo se resume a ser mais rápido!! Porque, hoje em dia, a rapidez dita as regras.

Este novo conceito de escrita logo evoluiu para o uso abusivo de abreviaturas. O ser humano é, por natureza, preguicoso. A preguiça está na base de toda a evolução humana. Foi devido à preguiça que inventamos tudo, desde o fogo ao computador! Para fazer puto!!! Dolce fare niente!!! Ronha comó camandro!...

Assim é muito mais rápido escrever com abreviaturas e cansa menos as mãos! O uso do inglês também se generalizou quando a palavra em inglês é mais curta e por fim a falta de acentuação para poupar mais umas teclas de acentos. "Get it? ok!"

É caso pra dizer... PQP!!! :-)

Assim temos conversas rápidas que todos entendemos (ou quase todos). Felizmente no sexo ainda não é assim. Pelo menos pra mim ainda continuam a existir as rapidinhas e as outras (aquelas mais demoradas!). Conforme a "mood"!

Não posso escrever muito mais sob o risco de parecer muito demorado! Assim vou ter de abreviar, evitar acentos e misturar inglês, ok? LOL.

Jah vi conversas do tipo:
ele - vens ter cmg hj?
ela - s
ele - vamos dar 1?
ela - hj n me aptc dar 1 ctg!
ele - pq? lol...
ela - pq es 1 fdp
ele - snsbsdb
ela - rotfl
ele - brb! vou fumar 1
ela - tb vou. afk
ele - back!
ela - back!
ele - tao? vens?
ela - vou sair agr
ele - bjo *
ela - te ja * afk

Como repararam eles entederam-se muito bem! E eu entendi tudo. Estamos perante a mais recente língua existente no mundo: Chatês!

O Chatês é uma língua com tendência para evoluir muito rapidamente. Muito fácil de aprender. Global. No entanto temos de estar constantemente atentos pois novas alterações na gramática aparecem todos os dias. É um estudo constante e intensivo e quem não acompanhar fica para trás.

Para aqueles que ainda não falam Chatês deixo-vos uma pequena legenda de auxílio rápido. Estudem e adiram ao novo mundo da auto-estrada da informação. O mundo dos chat(o)s onde se fala Chatês!

=====Legenda=====
PQP = Puta Que Pariu
LOL = Laughing Out Loud
ROTFL = Rolling On The Floor Laughing
RS = Risos
VTNC = Vai Tomar No Cu
SNSBSDB = Se Nao Sabes Brincar Sai Da Brincadeira
N = Nao
S = Sim
Yup = Sim
AFK = Away From Keyboard
BRB = Be Right Back
BLZ? = Beleza? (expressao brasileira)
CTG = Contigo
CMG = Comigo
QQ = Qualquer
PQ? = Porque?
APTC = Apetece
FDP = Filho Da Puta
TB = Tambem
================

AFK!

28 junho, 2005

Googlemania

Google Alerts, Google Answers, Google Catalogs, Google Directory, Google Froogle, Google Groups, Google Images, Google Labs, Google Local, Google News Search, Google Special Searches, Google University Search, Google Web Search e Google Wireless/Mobile são apenas alguns dos serviços que o Google oferece aos seus milhões de utilizadores.

A somar a estes temos ainda algumas ferramentas: Google Blogger, Google Browser Buttons, Google Desktop Search, Google in your Language, Google Picasa Photo Organiser, Google Toolbar, Google Translate Tool e Google Web APIs.

Lembro-me bem do Google quando ainda eram dois "jovens inconscientes" a trabalhar numa garagem. Por essa altura Sergey Brin e Larry Page nunca imaginariam que o seu projecto universitário tomaria as dimensões que tem hoje. Ou talvez imaginassem! Isso é irrelevante. O que é relevante para esta história de sucesso é o facto de o Google ter destronado gigantes da Web em poucos meses com o seu crescimento exponencial. Altavista e alguns outros, que já nem me lembro do nome, desapareceram do mapa da Web e os seus engenheiros totalmente impotentes para conseguir dar a volta por cima.

Hoje em dia o Google é o paradigma do Geek. Qualquer geek que se preze usa o Google numa das suas mais variadas formas e/ou serviços.

Posso mesmo dizer que o nível de «geekness» de um geek é medido pela quantidade de serviços ou ferramentas do Google que usa.

Assim poderiamos ter uma escala bastante simples do estilo: "Eu uso mais serviços do Google logo sou mais geek que tu". Mas o outro responde: "No entanto eu já desenvolvi um software que usa a Web API do Google. Isso é muito mais geek do que usar o simples web search".

De facto ambos têm razão. Usar o Google é ser um pouco Geek. Usar o Google é também usar outras coisas... Um dia um ex-director meu Mário Valente disse-me: "Toda a gente no mundo usa Linux e não sabe!" E ele tinha razão. Quantos de vocês usam o Google? Muitos! E todos estão a usar o Linux sem se aperceberem. O Google foi construído em Linux e deste modo, quando usado por todo o mundo, faz com que o Linux também seja usado por todo o mundo. O Linux é assim o sistema operativo mais usado no mundo e não o Windows.

Voltando à escala de «geekness» teriamos de fazer algumas contas de avaliação e atribuir aos vários serviços e ferramentas uma pontuação. Deste modo a sua soma seria o valor «geekness» de um geek. No entanto, supondo que a avaliação de cada serviço e ferramenta é igual e tendo em conta os descritos no início deste post temos 14 serviços e 8 ferramentas. Se usarmos a escala de 0-20 valores a que estamos habituados no sistema de ensino português temos que cada serviço ou ferramenta vale 1 valor e que os 2 valores extra, além dos 20 normais, vamos considerar um "extreme Geek".

Então se alguém usar todos os serviços e ferramentas do Google tem a avaliação de 22 valores na escala de «geekness» e passa a ser um "extreme geek". Se alguém não usar nada do Google tem 0 e, logicamente, chumba.

Tomemos o meu exemplo por um instante. Eu uso os seguintes serviços e/ou ferramentas: Google Alerts, Google Directory, Google Froogle, Google Groups, Google Images, Google Labs, Google Local, Google News Search, Google Web Search, Google Blogger, Google in your Language, Google Picasa Photo Organiser, Google Toolbar e Google Translate Tool.

Ena!!! Tive um 14 na avaliação final. Afinal sou um Geek intermédio. Nada mau! :-)
14, ao contrário do que vos possam dizer, é uma boa nota!

Nunca te tinhas imaginado um(a) Geek pois não? Pertencer à cultura geek é um estilo de vida... Uma atitude... um conceito! O Google é muito mais que isso. A Googlemania nasceu.. e veio para ficar!

27 junho, 2005

A Tuga In London (episode III, The Revenge Of The Credit Card)

Aventuras e desventuras.. Esta tem sido a história da minha vida!
Depois de passar por empresas como a RVTI (Ruido Visual - Telecomunicações Interactivas), ONI Telecom e GFI International encontro-me agora em Londres a trabalhar na Blueorange Technologies.
Apesar do que muitos dirão não foi fácil fazer este percurso. Aparentemente seria uma boa vida, um bom salário, muitos gadgets, enfim.. o sonho de qualquer informático. Na realidade Londres não é só frio de clima. É uma cidade fria de pessoas também.

Um Tuga em Londres só é bem vindo ou considerado se ganhar acima da média dos Ingleses. Aqui o dinheiro é regra e quem não o tem.. well.. tivesse!

"Não tem conta bancária? não tem cartão de crédito??!!?" pergunta o inglês (que mais parece um indiano misturado com a última versão do yupi norte americano mas sem gosto para gravatas).

"Então não leva bolachinhas!"

É verdade. Aqui não dão contas bancárias ao cidadão europeu. No Reino Unido só existe um tipo de cidadão, o inglês.. e olhe lá! Cabelo escuro e olhos castanhos e já olham de lado. Excepto se for indiano. Nesse caso olham com o outro lado.
O problema a sério chega quando queremos alugar um simples apartamento (se é que aquilo se chama apartamento pois aqui não há apartamentos mas sim casas victorianas reconvertidas).
"Quer alugar um apartamento? Mostre lá o seu cartão de crédito." Vai daí que a tendência é mostrar o cartão de crédito tuga ao qual levamos com a resposta linda: "Este cartão não serve de identificação!"
Seria de esperar que nos pedissem pelo B.I. para confirmar a nossa identidade. Estão a ver? Bilhete de Identidade.. Identidade..??? Mas não.. Aqui não há B.I. Aqui há cartão de crédito MAS só se for inglês!!!

Perante tal situação o próximo passo é ir ao banco abrir uma conta. O que até é necessário pois para receber o salário é necessário ter uma conta bancária (MAS num banco inglês por favor).
Pergunta o funcionário do banco depois de olhar de lado.. Onde vive? Respondo que vivo no endereço X que o meu director geral teve que previamente alugar para mim. "E há quanto tempo vive nesse endereço?" pergunta novamente com o que se poderia chamar de um inicio de sorriso de vitória.. tal gladiador que se prepara para desferir o golpe fatal.
2 semanas, respondo eu gentilmente colocando o pescoço no tronco.
ZÁÁSS!!! E a cabeça rola pelo chão....

"Não pode abrir conta aqui!"

Não compreendo uma empresa que não quer vender o seu produto e neste caso pergunto o motivo. "Estrangeiros só podem abrir conta depois de 3 meses de residência, devidamente comprovada, em território inglês". Imaginam como??? Através de um documento passado pelo meu banco em Portugal dizendo que eu realmente resido no endereço especificado.

Que situação engraçada, no mínimo! Não posso alugar casa porque não tenho conta bancária e respectivo Bilhete de Identidade a que adoram chamar de cartão de crédito. Por outro lado não posso abrir conta porque não tenho casa alugada e devidamente comprovada pelo meu banco em Portugal.

Portanto escrevam rápido aí na vossa lista de itens a verificar quando pensarem em vir para Londres trabalhar: "Arranjar um patrão porreiro que me alugue casa e que meta uma cunha com o gerente do banco para me abrir uma conta bancária."

A Tuga In London (episode VI, Return Of The Tuga)

Como bom tuga tinha de dizer a toda a gente, e alguns ET's que conheco pessoalmente, onde resido e trabalho em Londres.

Ora aqui ficam algumas imagens.

O ponto verde é a minha casa, o ponto vermelho é a Blueorange Technologies onde eu trabalho e o circulo vermelho é o chamado centro de Londres (zona da famosa Congestion Charge).
















Esta segunda imagem mostra a mesma área mas em formato standard de mapa.